segunda-feira, 27 de outubro de 2014

MÁRTIRES SÃO RAROS

    Mártires são raros.

  
  (Brum, Kathyane - Arquivo pessoal / 2013)


  Geralmente renegados
  Excluídos da sociedade.
  São considerados escória,
  Maldade.

  O poder é perigoso
  Costumamos julgar o outro.
  Será que não faríamos o mesmo
  Se ele estivesse conosco?

  Repudiar, humilhar,
  Ludibriar, falsificar,
  Lavagem cerebral,
  Vampirismo, atestado de óbito em vida
  Pão e circo. Sempre a mesma via.

  Gente ingênua, gente cega.
  Dependentes da miséria.
  Alguns gostam de se refestelar
  Nos impostos que outros vão pagar.

  Há ainda os mais diretos, 
  que sugam diretamente da fonte
  Pode ser a mão amiga que estende,
  E não enxerga além do horizonte.

  Pode ser ladrão que rouba ladrão,
  terá esse mesmo o perdão?
  Parasita, estátua, que seja
  De qualquer modo não vejo beleza.

  Embora não queira ser crucificada como Jesus Cristo,
  perseguida como Martin Luther King Jr.,
  assassinada como Doroth Stang
  ou perecer como Maria da Penha.

  (Mártires são raros).


         
               (biography.com, 2014)

  ...Eu bem sei, é impossível sair ileso
  Quando se quer gerar mudança,
  ladeada por esperança,
  de quem quer um povo mais desperto.

  Avante, ativo.
  Serão os black blocks os novos mártires?
  Heróis mascarados, Robin Hoods do século XXI?
  Não sei. Talvez.

Quantos covardes se negam a lutar? 
Quantos sequer tem a hombridade de olhar de soslaio?
Quantos dizem querer mudança, mas desejam que o façam por eles?
Não lhes foi ensinado que nossa vida apenas se transforma 
quando nos tornamos protagonistas da nossa própria história?.
Olha em volta!

Mártires são raros.


(pragmatismopolitico.com.br, 2014)


Estamos longe disso!
Mas, em particular, admiro todos!
Hoje em especial!
Não quero ser mártir, mas quero fazer a diferença.
E até onde eu possa ir, vou fazê-lo de cabeça erguida!

Cicatrizes, feridas 
Se farão presentes ao longo do caminho.
Mas não quero morrer como covarde.
Não. Eu não morrerei.

Eu não sinto vergonha alheia,
Não tenho o tal constrangimento por uma nação inteira.
Eu tenho orgulho de mim.
Eu não fiquei parada e assim será até o fim.

Não esqueça: Mártires são raros.


        (mpce.mp.br, 2014)


Kathyane Brum - 27 de outubro de 2014







Nenhum comentário:

Postar um comentário