sábado, 3 de maio de 2014

Artigo: Somos Todos Macacos!


   MEME



#Somostodosmacacos


   Sim. Somos todos macacos. Creio nisso, pois sou espírita e, como tal, acredito na teoria da evolução que já foi comprovada a mim (de que modo não vem ao caso).
  Darwin a demonstrou através de seu estudo a Origem das Espécies, mas não teve tempo de aprofundá-lo devido a frágil saúde que já lhe abatia à época e, o Livro dos Espíritos, não coincidentemente surgiu dois anos depois, para elucidar melhor tais questões entre tantas outras.
  Qual é o problema de sermos macacos? Eles são afáveis com os seus, protegem e amam os filhotes. Temos muito a aprender com eles, quando, na verdade, sendo a forma humana a última no estágio evolutivo da Terra, eles  é quem deveriam estar aprendendo conosco. Contudo, o mal do ser humano é se julgar superior que os demais, quando Deus nos colocou no mundo para agirmos cooperativamente.
  É necessário que todos compreendam a magnitude e complexidade dessa frase, ao mesmo passo em que tudo é muito simples. Não fomos necessariamente macacos, mas outrora já fomos mineral, vegetal e animal (considerado erroneamente irracional).
Ah! Seres humanos! Tão apegados à aparência. Não sabem que a casa do Pai tem muitas moradas e, dito isso, em outros universos “particulares” podem adquirir a forma que quiserem: cavalos, macacos, homenzinhos cabeçudos e cinzentos de olhos grandes.
  A narrativa do Planeta dos Macacos está mais próxima de nós do que pensam.   O que distancia é a ignorância!
  Deram tanta importância a frase “Somos Todos Macacos”, no decorrer da semana no Brasil, onde muitos se sentiram ofendidos pela campanha ter ecoado de tal forma, achando que não estavam sendo representados (talvez o sintam representados com Rousseff e cia. no poder. Quem sabe se sintam mais humanos?), que o propósito perdeu todo o sentido.
  Lutar contra o racismo. Lutar contra a desigualdade em todas as esferas.      Sentir-se parte do meio em que vivemos e não este como fazendo parte de nós!
 Sabe, independente de modismo, oportunismo ou jogo de cintura ao lidar com a situação (como o fez magistralmente Daniel Alves), o preconceito existe em todos os aspectos porque advém da ignorância e sempre seremos ignorantes em algum sentido, por desconhecer tantas coisas e saber apenas que nada sabemos.   Se não somos discriminatórios com o colega de cor, o somos com o macaco, por subjugá-lo na cadeia ambiental, emocional, racional e alimentar.


#Somostodosignorantes


   Kathyane Brum
  03 de maio de 2014



Um comentário:

  1. Parabéns pelo texto! Infelizmente o ser humano se considera superior as outras espécies, ainda não caiu em si que fazemos parte de um todo, onde cada um tem o seu valor e está no lugar que deve estar. Podemos ter sido um micróbio a um dinossauro, isso não importa, o que realmente tem importância e a evolução que é constante! E vamos em frente viver quantas vidas e ter quantas formas necessárias p/que possamos evoluir cada vez mais! Namastê!

    ResponderExcluir