segunda-feira, 28 de maio de 2012

ARTIGO: FAZER O BEM SEM OLHAR A QUEM

       
SEMANA PASSADA, MEU ESPOSO PERGUNTOU O PORQUÊ DE EU AINDA NÃO TER ESCRITO NENHUM ARTIGO SOBRE CRUELDADE COM ANIMAIS E DISSE ESTAR SURPRESO PELO FATO, MAS ME CONHECENDO PROFUNDAMENTE, LOGO COMPREENDEU QUE ISSO É ALGO QUE ME ABALA MUITO E IMENSAMENTE. SIMPLESMENTE NÃO CONSIGO ESCREVER SOBRE ISSO SEM QUE O CORAÇÃO BATA MAIS FORTE E SEM QUE EMOÇÕES CONTIDAS VENHAM À TONA.

CONTUDO, ONTEM AO VERIFICAR MEU FACEBOOK NO FINAL DA NOITE, LI UM TEXTO PUBLICADO PELO NEAFA – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL FRANCISCO DE ASSIS, QUE ATUA NA CIDADE DE MACEIÓ COLHENDO E ABRIGANDO ANIMAIS QUE FORAM ABANDONADOS NAS RUAS OU ATÉ MESMO EM CASA, BEM COMO SOFRE ALGUM TIPO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA. TRATA-SE DE UMA MATÉRIA QUE NÃO LI DIRETAMENTE DA FONTE, ISTO É, DA REVISTA CARAS, MAS QUE SENDO RELATADA POR PARTE DO NEAFA, PARA MIM TEM MUITA CREDIBILIDADE.

A EDIÇÃO DE 24 DE MAIO DE 2012, TRÁS UMA REPORTAGEM SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ANIMAIS E CRIANÇAS E APONTAM DETERMINADO FATOR COMO ALGO INAPROPRIADO, SIMPLESMENTE INACEITÁVEL, JÁ QUE OS ANIMAIS PODEM TRANSMITIR DOENÇAS COMO A TOXOPLASMOSE (PERÁI! ALGUÉM AÍ COME COCO DE GATO?).

NÃO VOU SER REPETITIVA E DIGO APENAS QUE CONCORDO COM TUDO O QUE FOI EXPOSTO PELO NEAFA EM SEU FACEBOOK. quem quiser poderá ter acesso ao texto na página da ong ou na minha própria página no facebook, uma vez que compartilhei o mesmo.

 


o que posso dizer é que nasci com algo em mim que me levou a amar e a querer ter contato com os animais desde sempre, embora não tenha sido criada para isso e só tenha conseguido realizar o sonho de ter um cão na minha adolescÊNCIA E, CONVIVENDO COM UM ANIMAL DESCOBRI QUE NÃO O VIA (NO CASO, NÃO A VIA) COMO UM BICHO DE ESTIMAÇÃO, MAS SIM PARTE INTEGRANTE DA FAMÍLIA. ERA MINHA FILHA ADOTIVA A QUEM TANTO AMAVA E QUE TANTO AMO, MESMO ELA ESTANDO EM OUTRA DIMENSÃO. HOJE, TENHO OUTRA CADELINHA E UMA GATINHA SELVAGEM LINDA, QUE ME CORTOU O CORAÇÃO ANTES DE ONTEM POR TER MACHUCADO UMA DAS PATINHAS E ESTÁ MANCANDO. SE POR ALGO TÃO PEQUENO ME VI PARALISADA DIANTE DA CENA, IMAGINA DIANTE DE ALGO PIOR. CADA CAVALO QUE É AÇOITADO NA RUA, POR EXEMPLO, É COMO SE O CHICOTE ME ATINGISSE e, sinceramente, não me disponho a ver crueldades com os animais que postam no facebook ou televisionam. acredito que postar ou mostrar só vai sensibilizar as pessoas que gostam dos animais e, se tratando de mim, vai me deixar triste e mal humorada pelo menos durante uma semana, pois, infelizmente ainda sou impotente e nada posso fazer, POR ISSO “FALAR SOBRE” JÁ É O SUFICIENTE PARA AS PESSOAS SENSÍVEIS AS CAUSAS ANIMAIS. tenho o sonho de um dia ter dinheiro o suficiente para abrir minha própria ong, mas eu mesma sustentar todos os animais a quem considerarei meus filhos. para mim não importa raça, cor, espécie; o amor é tão grandioso para se apegar ou enxergar pequenas coisas como essas. eu amo os animais!

o ignorante que quiser continuar julgando que os bichos não têm sentimento ou não sofrem, o façam, pois existe a lei de ação e reação neste mundo (graças a Deus) e dentro do espiritismo kardecista tenho aprendido muito sobre a vida espiritual dos animais e nossa responsabilidade para com eles. o melhor disso tudo é saber que tantas idéias formadas que eu tinha a respeito se dão por confirmadas à medida que me instruo mais e mais. outro dia meu marido criticou a minha atitude em ter expressado verbalmente que fiquei aliviada quando vi que o carro em que estávamos numa estrada tinha freiado mediante a um motoqueiro que surgiu do nada e não por causa de um animal. pois bem! não tenho vergonha em reafirmar isso e vou dizer o por quê: o ser humano é evoluído o bastante para pensar antes de tomar qualquer atitude, é evoluído para cuidar de si e dos que o rodeiam, bem como dos seres mentalmente indefesos como as crianças da primeira infância e dos animais e, no entanto, destrói tudo o que toca. foi uma opção do motoqueiro passar na frente do carro, mas o animail que atravessa uma estrada tem a necessidade de fazê-lo para encontrar um novo habitat que o homem depredou, para encontrar a comida que está do outro lado, para não morrer de sede, para voltar aos seus filhotes... (a tempo: o motoqueiro sequer foi atingido, viu?) PODERIA DISCORRER DURANTE UMA SEMANA SOBRE ESSE ASSUNTO, MAS TENHO CERTEZA QUE MUITAS PESSOAS NÃO IRIAM GOSTAR DISSO OU DAQUILO, ASSIM COMO MEU ESPOSO QUE ME REPREENDEU POR UM PENSAMENTO REAL MEU. MAS SABE O QUE ACHO SOBRE ISSO TAMBÉM? (E NÃO ESTOU FALANDO SOBRE MEU ESPOSO, POIS SEI QUE ELE FICOU RECEOSO DO QUE PENSARIAM DE MIM).

QUEM NÃO TEM CORAGEM PARA SEQUER TENTAR MUDAR O QUE ESTÁ DE ERRADO NO MUNDO OU SIMPLESMENTE A SUA VOLTA, SE OCUPA EM CRITICAR, ACUSAR OU ABOLIR POR NÃO TER UMA MISSÃO OU UMA FUNÇÃO PRÁTICA E ÚTIL NA VIDA.

COMO DIZEM: NEM JESUS CRISTO AGRADOU A TODOS, PORQUE EU AGRADARIA? ESTOU FELIZ EM ME DESCOBRIR UM POUCO MAIS A CADA DIA E TER A DEFINIÇÃO DOS CAMINHOS QUE QUERO PERCORRER BEM NÍTIDOS EM MINHA MENTE. ESTOU FELIZ POR ME FAZER FELIZ E SABER QUE ESTOU EVOLUINDO MATERIAL E ESPIRITUALMENTE por fazer outros seres vivos felizes quando posso. ISSO ME BASTA! tenho uma mãe maravilhosa, o marido dos sonhos que tornou-se realidade em minha vida para sempre e tenho duas filhotas lindas e, uma delas, salvei das ruas. como proferiram A época: ela me trás muita alegria!

as duas trazem!!!

e você? É FUNDAMENTALMENTE feliz?

 (... EU BEM AVISEI QUE ESTAVA EVITANDO TOCAR NO ASSUNTO!).

 


Kathyane brum - 28 de maio de 2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário